Este blog pretende apresentar o trabalho desenvolvido em cada um dos módulos da disciplina de Matemática Aplicada, e estimular os alunos para o estudo da mesma de acordo com o programa dos Cursos de Educação e Formação (CEF), nível dois.
Quinta-feira, 31 de Maio de 2007
Teste de Avaliação (Estatística e Probabilidades)

MATEMÁTICA APLICADA 
Curso de Educação e Formação    (CEF)

Ano Lectivo   2006 / 2007

 

1. Observa a seguinte tabela relativa ao número de faltas dadas por 20 funcionários:


1.1 Indica qual é a moda.
1.2 Completa a seguinte frase: “A média vai ser um valor entre ________e ________.”
1.3 Calcula a média.
1.4 Calcula a mediana.
1.5 Completa a tabela de frequências indicando a frequência relativa e a respectiva percentagem.
1.6 Calcula a percentagem de faltas superior a dois dias.
1.7 Classifica a variável estatística.
1.8 Constrói um gráfico de barras.
1.9 Constrói um gráfico circular.

2. Num colégio, os alunos fizeram uma votação para decidir sobre o local a visitar num passeio escolar. O gráfico traduz o resultado dessa votação.


2.1 Qual foi o local preferido?

2.2 Sabendo que 400 alunos participaram na votação, quantos votaram na ida a Lisboa?

2.3 Calcula a amplitude do ângulo ao centro correspondente ao sector "Espanha".

2.4 Indica a percentagem de alunos que votaram num passeio fora de Portugal.

3. Registou-se o número de erros dados num ditado de Inglês, numa turma com 33 alunos.


3.1 Organiza os dados numa tabela de frequências (absolutas e relativas). Usa as classes de 0 a 5, 5 a 10, etc…
3.2 Constrói um histograma relativo a esta distribuição.
3.3 Constrói o polígono de frequências.


4. Um professor pretendeu fazer um estudo estatístico relativo à deslocação dos alunos para a escola. De entre 300 alunos existentes nessa escola foram seleccionados apenas 24 para a realização do inquérito.
Os resultados encontram-se registados no seguinte gráfico.

 


4.1 Trata-se de um senso ou de uma sondagem? Justifica.
4.2 Qual é a população do estudo?
4.3 Qual é a amostra?
4.4 Calcula a percentagem de alunos que se deslocam a pé.

5. A Ana pegou, aleatoriamente, numa destas cartas. Calcula:


5.1 A probabilidade de sair um Ás.
5.2 A probabilidade de sair um Rei.
5.3 A probabilidade de sair um Ás ou um Rei.
5.4 A probabilidade de sair um 7.

6. Num frigorífico há iogurtes de maçã e iogurtes de ananás. A probabilidade de tirar um iogurte de maçã é 3/10.
6.1 Qual é a probabilidade de tirar um iogurte de ananás?
6.2 Há mais iogurtes de maçã ou de ananás? Justifica.

7. Numa taça foram colocados 15 rebuçados verdes e 20 rebuçados azuis.
7.1 Qual a probabilidade da Joana comer um rebuçado verde?
7.2 Sabendo que a Joana comeu dois rebuçados azuis que estavam na taça, qual é a probabilidade da Maria comer um rebuçado azul?

 

 Jorge Correia

Bom Trabalho



publicado por saberpensar às 23:26
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